sábado, novembro 22, 2008

A Escola toda: a imagem, o mérito, a mentira

Portugal, anos 40. Arquivo da revista Life

Aconselhamos vivamente a consulta do arquivo fotográfico da Revista Life. À disposição na coluna da direita deste blogue, no grupo “Masseira” (que é onde tudo começa e se se estica a massa).

O mérito

A presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de escolas de Vouzela, foi uma das candidatas ao Prémio Nacional de Professores 2008. A proposta da candidatura foi da responsabilidade dos órgãos de gestão e administração do Agrupamento, reconhecendo a qualidade da liderança de Raquel Ferreira.

Esta iniciativa dos colegas, funcionários e encarregados de educação do Agrupamento, é a prova de que as comunidades educativas não precisam de papelada, nem das orientações dos burocratas, para reconhecerem o mérito dos seus.

Entretanto, já foi tomada a decisão do júri para as diversas categorias deste prémio, tendo atribuído o da “liderança” ao presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária com 3.º Ciclo Quinta das Palmeiras, na Covilhã. A cerimónia oficial de divulgação vai realizar-se no próximo dia 24, na Casa da Música no Porto.

Registe-se que, no Portal da Educação (página da responsabilidade do Ministério do sector), a notícia do evento é dada, como se já tudo se tivesse passado: “A cerimónia de atribuição e de divulgação dos prémios realizou-se no dia 24 de Novembro, às 10h00, na Casa da Música, no Porto”. Alguém anda ansioso por mostrar serviço, lá pelas bandas da 5 de Outubro,...

A mentira

Vale a pena ler a reflexão de Paulo Guinote sobre os objectivos do tão propagandeado aumento da permanência dos jovens na Escola. Está no blogue A Educação do meu Umbigo e daí retiramos para aperitivo:

Por isso, a Escola a Tempo Inteiro é apenas algo que se destina a apaziguar as “famílias” que, cada vez mais, são obrigadas a trabalhar em condições mais precárias e vulneráveis. Que não podem faltar, sob pena de perda do posto de trabalho no final do contrato. Que são obrigadas a cumprir horários incompatíveis com uma vida familiar harmoniosa. Numa altura em que, cada vez mais, as famílias são menos do que nucleares.
A Escola a Tempo Inteiro é um óptimo contributo para todos os empresários e empregadores que defendem a desregulação - pelo abuso - do horário de trabalho dos seus empregados. Se é isso que vai desenvolver o país? Abrindo mais umas dezenas de centros comerciais para as “famílias” tentarem desaguar as frustrações ao fim de semana?

Sem comentários: