segunda-feira, setembro 22, 2008

Blasfémia...em 1945...



Em 15-09-1945...

"...Devo dizer-lhe que gosto de Vouzela, como não podia deixar de sêr, bem como de touda a linha de Vale-do-Vouga. Dos pasteis é que, ou estão muito falsificados, como tôda a nossa pastelaria, ou então, sou eu que não lhe sei dar o devido apreço, de resto acho isto tudo maravilhôso; tambem gostei muito de Viseu. Saudades...

6 comentários:

Zé Bonito disse...

Excelente.Setembro de 1945,ainda mal acabada a Segunda Guerra Mundial. O racionamento ía continuar e, com ele, ficava pouco espaço para delicadezas gastronómicas. É bem provável que a qualidade do pastel de Vouzela tenha sido afectada.

Luís Filipe disse...

No pós-guerra, devem ter tratado muito mal o "Pastel"...agora que não há racionamento é tempo de elevarmos o "Pastel de Vouzela" a um sucesso cada vez maior.

Zé Bonito disse...

Já agora, esse postal é dos tais que levantam dúvidas quanto à data de edição. O CP publicou-o no blogue Postal de Vouzela com a indicação de 1920.

Luís Filipe disse...

Se o postal é de 1920, significa que teria já 25 anos quando foi enviado de Vouzela para Lisboa!
Muito interessante...
Alguém mais comenta?

CP disse...

Tanto esta colecção como a que o Luís Filipe tem mostrado são atribuídas à década de 20, sem muito rigor no ano exacto, significando que tanto poderão ser do início como do fim da década (Sabemos já que a outra colecção é anterior a 1923).
Como temos vindo a debater, a datação é muito complicada e só um conhecimento profundo do local nos pode ajudar na atribuição de uma data aproximada. Acrescido a isto existe o facto de um postal ter sido emitido numa data e o negativo que lhe deu origem ser muito anterior.
Os postais ficavam por vender anos nos locais de venda, tal como acontece hoje em dia. É possível encontrar em Vouzela postais à venda com mais de 15 anos, daí existirem estas discrepâncias com carimbos dos correios.
Como exemplo refiro que tenho um postal que já vi datado num leilão como sendo do fim dos anos 20 por causa do carimbo. No entanto esse postal que representa a "Egreja Matriz e Largo da Feira", ainda nem sequer tem a ponte do caminho de ferro iniciada...

megha disse...

No pós-guerra



TicketMaster Blog