segunda-feira, agosto 25, 2008

Vouzela - Por volta de 1920 (2)




Este postal é o número 2 do mesmo conjunto de imagens. Circulou em 5 de Agosto de 1923, e tem um carimbo com a indicação "edição da casa AUGUSTO ROCHA".

Alguém comenta?

10 comentários:

Zé Bonito disse...

Estes dois postais são fáceis de datar. As referências são a ponte já construída e o Monte Castelo sem árvores. Isso dá um intervalo de cerca de 20 anos que permite aceitar como válida a década de 20 para a edição.

Luís Filipe disse...

Nesse caso, estaremos a falar entre 1920 e 1923?
Quando foi construída a Ponte?
E qdo foram retiradas as árvores do Monte Castelo?
Era excelente que outros coleccionadores avançassem com mais datas de correio e/ou de escrita para apertarmos o intervalo.
E...qual o porquê de haver dois Editores para dois postais?

Hugo disse...

Exmo Sr

excelente trabalho

e boa colecção

Boa continuação na divulgação do nosso património antigo

ate breve

cumprimentos

Zé Bonito disse...

A falar de memória- onde estou, não tenho documentação-tenho freceio de errar. No entanto, penso qser um intervalo entre 1914 e 1930. O Monte Castelo não tinha árvores,como a maior parte dos cabeços. A arborização foi feita com motivos turísticos (o nosso caso) e económicos (ligados à exploração de madeira)

CP disse...

Tenho 7 postais desta colecção. os números 2, 6, 8, 11, 13, 15 e 16 (Procuro todos os outros). Só um deles está escrito e datado de 27-12-1925. A única informação que tenho sobre esta colecção é que é da década de 20. Um comerciante disse-me em tempos que (relativamente às emissões anteriores aos anos 60) existem algumas colecções das quais se sabe o ano exacto da impressão mas que as fotos foram por vezes tiradas uma década antes. A ser verdade torna o nosso trabalho muito complicado.

Relativamente aos editores (e fazendo fé noutra informação que me foi dada), haveria nesses tempos algumas colecções genéricas impressas sem referência. Os comerciantes da várias regiões compravam colecções e mandavam imprimir atrás o nome da loja. Quando queriam poupar dinheiro compravam os postais em branco e carimbavam eles próprios o nome.

Um dos meus postais está em branco e os outros são das "casas" indicadas (a casa AUGUSTO ROCHA usou pelo menos 3 carimbos diferentes).

Bairro da Senra disse...

Alguém de Vouzela, morador, faz parte do blog?

Desde já os parabéns de alguém que sempre morou lá e que agora mora em Lisboa mas que adora aquela Vila especial e linda.

Tiago Pereira

Zé Bonito disse...

Bairro da Senra:
Claro que sim.

Luís Filipe disse...

Não tenho o número 3. Alguém tem? Vou avançar, brevemente, com o número 4...podemos concluir, até agora, que esta colecção será, seguramente, anterior a Agosto de 1923...

Hugo disse...

Ola

era bom ver o outro lado

obrigado

Zé Bonito disse...

Se não estou em erro, o CP tem um postal em que ainda não está a casa que aparece no meio da imagem. A casa que está ao fundo da Av. João de Melo, no cruzamnto com a Aires de Gouveia. Se esse postal tiver data, podemos saber com mais precisão quando é que estas fotos foram tiradas.