segunda-feira, agosto 18, 2008

Vouzela - Lado Poente

≤ 1908

Resur


1910's

UNION POSTALE UNIVERSELLE
Edição da Casa da Montanha - Castela


A primeira imagem é a de um postal raríssimo impresso em papel fotográfico. É o n.º 2 de uma colecção da qual só tenho este. O postal circulou em 17-11-1908, tendo portanto a fotografia sido tirada nesse ano ou em anos anteriores. O segundo postal teve origem exactamente na mesma foto do anterior (embora cada um deles não represente a totalidade do que o negativo captou) e como era prática da UPU, teve algum tratamento fotográfico com simulação de cor e realce de contraste. Este postal seria no entanto emitido no início dos anos 1910's (como é de opinião geral teria sido emitido em 1911 logo a seguir à revisão ortográfica em que Vouzella se passou a escrever com um único L).

Embora estejamos a falar de 3 ou 4 anos de diferença, o problema da datação de imagens é muito complexo e por vezes pouco rigoroso quando, por motivos de estudo ou outros, temos necessidade de saber quando foi feita determinada "obra" e não possuimos nenhuma outra informação além da imagem.

As datações que apresento para os postais que vou mostrando resultam normalmente de muitas conversas com coleccionadores e comerciantes em cuja enorme experiência me vou apoiando. Caso cometa alguma incorrecção agradeço o favor de procederem à respectiva crítica de modo que possamos todos beneficiar com a (de cada vez maior) exactidão das informações que vamos divulgando.

16 comentários:

Zé Bonito disse...

Se bem percebo (tendo em conta a referência das torres das igrejas da Misericórdia e de São Frei Gil), trata-se da entrada pela Morais de Carvalho. Só não consigo identificar a casa que está em plano mais elevado, do lado esquerdo.

CP disse...

Os terrenos frontais são aqueles onde agora está instalado o Centro de Saúde. A foto deverá ter sido tirada exactamente do sítio onde "está" o Hospital da Misericórdia.

Luís Filipe disse...

Antes de mais muitos parabéns por estas vossas iniciativas...como tenho escrito no Pensão Avenida, estava à espera que alguém avançasse com discussões curiosas como estas que ilustram a história de Lafões...tenho também o segundo postal, com data de circulação dos Correios de 08-09-1921, o que em nada contraria as vossas conclusões, apesar de ser 10 anos mais tarde...

Zé Bonito disse...

Já agora- porque as aparências iludem e os últimos anos têm sido férteis em demagogia sobre este assunto- convém dizer que na altura a que pertencem as imagens, Vouzela (concelho) tinha uma população a rondar os 15 mil habitantes. Hoje, pouco ultrapassa os 11 mil. Agora compare-se a área construída da vila com a que existia...

CP disse...

É uma pena que os postais não circulassem apenas nos anos em que foram emitidos e que os próprios postais fossem emitidos no ano em que foram tiradas as fotos!
Ainda hoje se vendem em Vouzela postais com mais de 10 anos. Para datarmos qualquer coisa no espaço de um século, 10 anos é uma eternidade.

Luís Filipe disse...

Concordo completamente...é muito difícil datar as imagens...mas se tentássemos avaliar entre os coleccionadores quais as datas dos postais escritos poderíamos chegar a algumas importantes conclusões.
Deixo aqui o desafio de tentarmos criar um local (site, blog, etc.) no qual possamos ter várias contribuições para a elaboração de um "Catálogo de Postais de Lafões do século XX". Com a data mais antiga, entre todos, poderemos datar com segurança as imagens obtidas...
Vamos a isso?

Luís Filipe disse...

Outra hipótese...

Vamos usar o Pastel de Vouzela e o Pensão Avenida para criarmos o acervo precursor do "Catálogo"...

abraço

Zé Bonito disse...

O Pastel de Vouzela está à disposição.

Luís Filipe disse...

Muito bem, vamos então a isto! O Pensão Avenida também terá todo o prazer em colaborar...talvez em conjunto consigamos dinamizar mais gente!
Qual será a melhor forma de motivar os coleccionadores? Em tempos tentei o Jornal de Vouzela sem grande êxito.
Contem comigo para a divulgação de datas e imagens de Vouzela para começarmos a datar os postais pelo carimbo dos Correios e/ou data de escrita.
Conto convosco para imagens de Oliveira de Frades, também.
Tenho ainda imagens das Termas e de S.P.SUL. Há alguém por aqueles bandas ou ficamo-nos pelos dois blogs?

CP disse...

Eu só tenho de Vouzela.
Tenho poucos escritos, mas fui anotando as décadas das emissões de postais que me foram comunicadas pelos comerciantes de postais.

Zé Bonito disse...

Antes de recrutarmos mais gente, temos que saber como o vamos fazer. Cada um publica um post normal e espera a colaboração dos outros? Criamos um espaço próprio (tipo links da coluna da direita do Pastel)?

CP disse...

O espaço próprio da coluna da direita parece-me o mais eficiente. As informações vão sendo aqui apresentadas, debatidas, completadas e toda a gente tem acesso directo a elas rapidamente.

Luís Filipe disse...

Eu tenho uma grande colecção de Oliveira de Frades, Vouzela, Termas e S.P.Sul que terei gosto em colocar a debate para podermos criar uma base de um "Catálogo de Postais de Lafões do séc. XX" que me pareceria muito, muito interessante e útil.
Mas..vou precisar dos vossos conselhos e ajuda para o método a seguir...e a forma de avançarmos.

Zé Bonito disse...

Luís:

Para começar, vais ser integrado na equipa do Pastel, para poderes publicar quando quiseres. Para isso, manda-me o mail (para o mail do Pastel) para te convidarmos.

Sobre o arquivo do material, fazemos como disse o CP, mas têm que esperar pelo final das minhas férias (o que não impede que se comece a publicar).

Luís Filipe disse...

O Postal de Vouzela foi exemplar em muitas imagens e na comparação entre épocas!!
Parece-me que poderemos retomar muitas dessas ideias e tentar acrescentar uma distribuição por editores e colecções numeradas (quando possível) de modo a preparar ideias para o "Catálogo..."

Zé Bonito disse...

Isso mesmo, Luís. Só para que se tenha uma ideia da importância deste tipo de iniciativas, basta dizer que o Museu de Vouzela tem expostas várias imagens antigas, que não se arrisca a datar.