sexta-feira, maio 30, 2008

Os leitores lançam as mãos à massa

Às vezes escrevem-nos. Fazem sugestões, críticas, perguntas, reflexões. Independentemente das opiniões, publicamos quando nos deixam. É o caso. Texto de autoria de um amigo, a partir das comemorações, em Vouzela, do “Dia da Europa”.
Praça Morais Carvalho, anos 30. Foto do Notícias de Vouzela

Ponto de Vista: A propósito do Dia da Europa

Tive o prazer e a oportunidade de assistir a um espectáculo grandioso a todos os níveis, no dia 9 de Maio, dia da Europa, pelas 21,30 no Cine-teatro João Ribeiro em Vouzela, organização do Agrupamento de Escolas de Vouzela e da AGU- Agência de Desenvolvimento.

Grandioso pela envolvência dos alunos participantes, pelo trabalho desenvolvido por professores, pela capacidade técnica dos ginastas, pelo calor dos hinos dos diversos países da Comunidade, pela reportagem fabulosa das imagens que tivemos oportunidade de apreciar.

Por momentos veio à tona do público um certo orgulho de portuguesismo, um laivo de patriotismo enquanto a assembleia de pé cantou a "Portuguesa", hino composto para enfrentar os ingleses no conflito conhecido como "Ultimato Inglês".

Em jeito de agradecimento e despedida fiquei agarrado a estas palavras: "Vouzela com estes jovens tem futuro". É justo que assim seja. Mas que futuro tem Vouzela para oferecer a estes jovens? Que plano estratégico de desenvolvimento cultural, económico, profissional, urbano tem Vouzela para oferecer a estes jovens? É provável que tenha, cabe às instituições oficiais zelar por isso e penso que fazem o melhor que podem. No entanto só posso falar pelo que vejo: Oliveira de Frades a crescer na capacidade de oferta de emprego e serviços, a ter o hábito de nos receber com simpatia e alguma descontracção, a proporcionar uma actividade cultural regular, enquanto que Vouzela deprime, definha, é vítima de si própria, da sua pequenez, a precisar urgentemente de uma nova organização viária na rua Conselheiro Morais Carvalho, a necessitar de uma expansão urbana moderna que desafogue o chamado centro histórico e, já agora, de ideias que vão ao encontro das necessidades de todos os que cá vivem e trabalham. E, a propósito da semana da Europa e das línguas, aprendamos com os franceses que nos recebem nas suas lojas com um "Bom dia Senhor, faça o favor...", "Bonjour Monsieur" mal abrimos a porta, e não o desajustado "Diga!".

Vouzela terá futuro se aprender com os outros, se todos contribuírem para o engrandecimento da NOSSA TERRA e a puserem à frente de qualquer outro interesse!

Obrigado pelo grandioso espectáculo. Por Vouzela e por Lafões!

José Ferreira

2 comentários:

ana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ana disse...

Também estive nesse espectáculo comemorativo do Dia da Europa e gostei muito, especialmente do trabalho dos ginastas.
Estou totalmente de acordo com o vosso leitor José Ferreira. Vouzela neste momento nada tem para oferecer aos jovens, nem aos menos jovens. Só realizam "actividades" para os séniores... É verdade que em Oliveira de Frades goste-se ou não de muitas das actividades culturais que promovem, nota-se a preocupação em fazer alguma coisa.
O triste em Vouzela (e talvez noutros concelhos) é constatar que já estivemos bem melhor quando a Rede Cultural COMUM estava em actividade. Só espero que possa voltar.