quarta-feira, abril 25, 2007

A imagem do tempo

Foto dos arquivos do "Notícias de Vouzela"
Curiosa imagem que regista o muito que passou, nestes 33 anos que passam. Sobressai o ar grave dos rostos, os trajes cerimoniosos, o número de presentes. Numa observação mais atenta, torna-se evidente o predomínio dos homens. De chapéu. O local, era a Alameda D. Duarte de Almeida e o 25 de Abril já mexia no País há uns dias. Estava-se a 5 de Maio de 1974 e realizava-se a primeira manifestação em Vouzela, convocada pelo Movimento Democrático. O “Notícias de Vouzela” descreveu o programa: “Cerca das 15.30, o Hino Nacional cantado em coro, deu condigna abertura à manifestação. Ao microfone, um grupo de jovens vouzelenses apresentou algumas canções, entra as quais a já histórica Grândola Vila Morena”.

Seguiram-se discursos, de que se registam os oradores: Dr. Telmo Teixeira de Figueiredo, Dr. José Pinheiro Lopes de Almeida, Dr. António Alexandrino Figueiredo Matos, Escultora Georgete Horta, Graciano Luís Teixeira, Franklin Dias, Professor José Mendes da Silva, Alberto de Carvalho Correia e Dr. António Pereira Bica. Depois, “de braços levantados” e feita a “contra-prova das votações”, foi eleita a Comissão Directiva Municipal, a partir de uma lista constituída por nove nomes: António Alexandrino Matos, Graciano Luís Teixeira, João Ribeiro, José Maria Ferreira, José Mendes da Silva, Manuel Almeida Neves, Maria Isabel Coutinho, Maria Otília Bica, Maria Teresa Fernandes. Aprovado o tradicional telegrama de saudação à Junta de Salvação Nacional, a iniciativa encerrava com a “Grândola” e com o Hino. Vouzela punha-se a par com os tempos.

Mas, como registo do que então se iniciava, mais do que do que então se fez, nada melhor do que a imagem que se diz valer mil palavras, mas que, neste caso, regista mudanças que não se acredita que caibam no tempo que passou.
_____________
Imagem e informações retiradas de Vouzela- A Terra, os Homens e a Alma, Vouzela, 2001.

Sem comentários: