sexta-feira, fevereiro 23, 2007

O momento era solene

Imagina-se uma tarde de domingo, pela disponibilidade dos gestos e o traje cuidado das crianças. De manhã, as famílias tinham saído em conjunto para ir à missa, embora muitos homens optassem por esperar à porta da Igreja da Misericórdia, pondo a conversa em dia e aguardando vez para engraxar os sapatos. Depois de almoço, as senhoras tinham permanecido em casa, ou aproveitaram para uma ou outra visita. Os homens, concentraram-se no café, dos 8 aos 80, até porque o momento era solene: ia ser inaugurado o novo placar à porta do Café Central que também era cervejaria e que, com o patrocínio do jornal “O Século” (que se auto-intitulava como o de “maior circulação”), garantia, fresquinhas, as novidades do Mundo em Vouzela. Desde que a censura deixasse, claro. Depois, até podemos imaginar discurso por uma qualquer “força viva” local, seguida de taças de “Lafões” branco e um ou outro pastel. Acabada a fotografia, o grupo retirou-se para o interior, em animada tertúlia ou concentradas partidas de dominó e xadrez. E assim terá corrido a tarde, até que as crianças, fartas dos ritmos dos adultos, começaram a puxar pelos casacos dos pais e a pedir regresso a casa.

PS: Não sabemos em que data foi tirada a fotografia. Mas, pelas pessoas retratadas, talvez remonte aos finais dos anos 40. Quanto ao resto, talvez tenha sido assim, ou talvez não...

2 comentários:

odeusdamaquina disse...

É bonito o Café Central de outrora. Hoje, ainda é uma marca, mas com as modernices de hoje, perdeu parte da sua graça. É o progresso, dizem!
Felizmente que vouzela ainda é um concelho que não se rendeu ao Mcpatodonalds, às pizzashuts, nem ao hipermegaconsumistasmercados! A bem do desenvolvimento e da qualidade de vida! E vá, não digam mal do minipreço certo em euros. Esse é pequenino e até fazia falta.
Falta é associativismo, que as pessoas se juntem, conversem, brinquem, em Vouzela. Eu sei que o frio do Inverno não ajuda, mas uma tertúlia num café (central ou não) era agradável de se ver de vez em quando, ou de quando em vez, ou de vez!

Dom Afonso disse...

Ainda me lembro do café com uma zona mais popular, género taberna ao lado do salão maior. Mas ainda hoje é lá que se compram os melhores pastéis!!!