quarta-feira, outubro 21, 2009

Será desta?

Tirado daqui

Está a ser criada uma associação com o objectivo de tirar o Cine-teatro João Ribeiro do marasmo em que se encontra. Velha aspiração de Vouzela onde nunca faltaram entusiastas que, de modo completamente amador, dinamizaram grupos de teatro e promoveram sessões de cinema, a construção da recente sala ainda não conseguiu marcar lugar na nossa agenda cultural, nem, tão-pouco, nos nossos hábitos. Como já foi dito pela Ana de "Os dias assim", alguns equívocos na escolha da programação podem explicar um pouco do que se tem passado.

Mas, o que interessa é haver gente interessada em alterar o estado das coisas. Gente com humildade suficiente para aprender com as experiências do passado, perceber que tudo o que por aqui foi sendo bem feito resultou da "carolice" pura e dura, e romper com preconceitos. Pode ser o caso deste grupo que está a ser criado e que projecta, também, lançar um boletim cultural, onde serão divulgadas as diversas iniciativas que venham a ser organizadas no cine-teatro.

Aceitam-se ideias

Foi precisamente a propósito deste boletim, que nos pediram ajuda. O grupo quer um nome forte, que permita uma rápida associação a Vouzela. Referências históricas e antropológicas, nomes que tenham ganho a força da tradição. Agradecem-se sugestões na caixa de comentários deste post. Como o desafio exige reflexão, vai ficar, durante algum tempo, bem ao alto da nossa coluna do lado direito.

8 comentários:

  1. Li com muito agrado esta mensagem acerca da gestação de grupo cultural em Vouzela, terra à qual, indelevelmente fiquei ligado depois da minha estada. Também com um pézinho na 'agitação' cultural da época. Força, Força.

    ResponderEliminar
  2. Referências históricas e antropológicas, nomes que tenham ganho a força da tradição.

    pastel de vouzela!!! porque não?

    outras:
    alafum
    café central
    praça da república
    tanque do seixo
    rua da ponte

    ResponderEliminar
  3. Atenção:

    Alafum, evolução da palavra que deu origem a Lafões, é usado por um grupo musical da nossa região.

    ResponderEliminar
  4. Alguns leitores optaram por enviar propostas por mail. Pedimos que optem antes por esta caixa de comentários (ao fim e ao cabo, o registo não é assim tão difícil e podem sempre optar pelo openID). Mas vamos deixar as que já recebemos.

    Proposta do leitor Lizardo, devidamente explicada:

    “Mete lá no blog por mim esta primeira ideia que me veio à cabeça:
    FOX do ZELA.

    FOX porque é um termo desde sempre associado ao cinema. FOX porque tem a oralidade de FOZ. Zela porque é o rio de Vouzela que tem na vila a sua foz.
    Portantos...
    Abr”

    ResponderEliminar
  5. "Aqui d'el Grei"

    Expressão com bom som e óbvio trocadilho.

    ResponderEliminar
  6. Excelente notícia a criação deste grupo. É essencial pôr fim ao vazio cultural que existe neste momento em Vouzela. Quanto a nome para o grupo, gosto de "Volta Escura" já aqui sugerido.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma hipótese: Ramhana, moira que a lenda dizia aparecer aos pastores, atraindo-os com tabuleiros de figos.

    ResponderEliminar